Cinzas do Norte

10/09/2010 às 11:50 | Publicado em Baú de livros | 1 Comentário

Acabo de ler o “Cinzas do Norte”, do Milton Hatoum. Excelente livro. Achei o estilo dele parecido com o do Jorge Amado, muito telúrico, no caso específico com relação à Amazônia, terra dele. Recomendo a obra. Abaixo a resenha constante na contracapa.

CinzasDoNorte

 

Milton_Hatoum Cinzas do Norte é o relato de uma longa revolta e do esforço de compreendê-Ia. Na Manaus dos anos 1950 e 60, dois meninos travam uma amizade que atravessará toda a vida. De um lado, Olavo (Lavo), o narrador, menino órfão, criado pelos tios, cresce à sombra da família do melhor amigo, Rairnundo Mattoso (Mundo), de berço aristocrático.

A fim de realizar suas inclinações artísticas, ou quem sabe para investigar suas angústias mais pro­fundas, Mundo engalfinha-se numa luta contra o pai, a província, a moral dominante e, para culmi­nar, os militares que tornam o poder em 1964. A rebeldia e a posterior fuga do rapaz ampliam o uni­verso romanesco, que alcança a Europa da irrequie­ta década de 1970, de onde Mundo manda sinais para Lavo, ainda preso à cidade natal. Por versões e revelações que se cruzam ou desencontram, sem jamais chegar a esgotar o enigma da vida de seus protagonistas, Hatoum escreve, neste aclamado romance, uma “história moral” de sua geração.

1 Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. […] data tão importante quanto hoje. Aproveito a oportunidade para recomendar a leitura deste livro de Milton Hatoun, A NOITE DA ESPERA, ambientado em Brasília da década de 1970, imperdível principalmente  para […]


Comentários são livres, só não aceito nem publico xingamentos !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: