A lenda do rubi, lágrima de sangue

09/07/2011 às 3:26 | Publicado em Canto da poesia | 5 Comentários
Tags: ,

Encontrei-me mais uma vez em Darcy, agora em poesia (quebras minhas) feita em prosa. Encontro-me sempre, e cada vez mais, nele.


Ruby

A lenda do rubi:

Para que surja um rubi é preciso uma conjunção de quatro coisas:

que uma mulher seja beijada pela primeira vez,

que um herói derrame sangue pela pátria,

que uma amada morra

e que seu noivo seja disso informado.

Quando tudo acontece ao mesmo tempo, aparece na terra um rubi

– que é lágrima de sangue.

Darcy Ribeiro: Revivendo o que vivi – Coleção Darcy de Bolso (UnB)


5 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Opiniões sobre Darcy Ribeiro:

    “Darcy Ribeiro não é apenas um dos homens mais inteligentes que conheci, mas também um homem que ama esta cidade (Brasília) e a vê com o otimismo e as esperanças de um iluminado”.
    (Oscar Niemeyer)

    “Darcy é um monstro de entusiasmo que nenhum golpe feroz arrefece, é um ser de esperança. Sete Quedas acabou, mais o Darcy é o cara mais Sete Quedas que eu conheço. E este ai engenharia econômica nenhuma ou poder autocrático nenhum podem com ele. Darcy, caudal de vida”.
    (Carlos Drummond de Andrade)

    “Considero Darcy Ribeiro a inteligência do Terceiro Mundo mais autônoma de que tenho conhecimento. Nunca lhe senti nada da clássica subordinação mental de desenvolvimento”.
    (Anísio Teixeira)

    “Darcy Ribeiro é um dos homens mais brilhantes da América. Tenho uma infinita admiração por ele”.
    (Gabriel Garcia Márquez)

    “Darcy é um homem de idéias e não morre por causa delas. Mas não são qualquer idéias, são idéias grandes, generosas, novas, criativas, desafiadoras e libertárias. Darcy sabe que é eterno, por isso não morre, mesmo que apague”.
    (Betinho)

  2. Minha ‘tradução nada poética’ é assim: um herói vai para guerra, antes de partir beija sua bela e jovem amada, muito amada, pela primeira vez. Logo no início da batalha ele se fere gravemente. E em seguida recebe a notícia da morte da amada. E encontra numa trincheira o rubi em forma de lágrima.

  3. É uma poesia exuberante.O rubi tem no seu brilho o sabor de tragédia e paixão, mas sem estes fatos relatados para o seu apareciemnto a vida perderia o seu sentido, que revela os limites da alma humana.Emocionalmente,para que surja o rubi o limite da alma tem que ser superado. A vida de Darcy Ribeiro com seus personagens na vida amorosa e política foi um rubi- legado de inestimável valor para os brasileiros- pela seu pulsar de emoções fortes até o último momento de sua missão como Senador, quando se apresentava com cancer na sessões do Senado. Darcy como jovem amou as donzelas; derramou seu sangue em lágrimas pelo Brasil,pois teve que ir para o exilio para não morrer.No exilio teve noticia de suas amadas que morreram torturdas.Tudo que foi relatado nesta poesia aconteceu com Darcy Ribeiro.Darci Ribeiro é o autor e tambem é a Lenda do Rubi,por isso esta poesia é o resumo de sua autobiografia.

  4. Excelente comentário Walber, como sempre !
    Quem teve o privilégio de conhecer pessoalmente Darcy, como eu, ou leu sua obra de sociólogo, eu idem, ou de romancista (ainda não li, mas vou começar pelo O MULO, dizem um dos melhores dele), fica obrigado a prestar homenagem a este grande brasileiro.

    abs,

    José Rosa.

  5. Amigo Jose Rosa,
    Este Blog me inspira quando escrevo, o que justifica seu elogio. Neste sentido,sigo o espírito do criador do Blog Zeducando, que é catalizador da excelência,um motivador da criação,um divulgador da arte “Art de Vivre”, um amigo e fomentador da cultura,enfim uma pedra preciosa que se destaca como educador, como foi o inesquecível Darcy Ribeiro.


Comentários são livres, só não aceito nem publico xingamentos !

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.