Capitalismo parasitário

08/12/2011 às 3:40 | Publicado em Artigos e textos, Baú de livros, Zuniversitas | 6 Comentários
Tags: , ,

Com este artigo, divulgo o livro CAPITALISMO PARASITÁRIO, de Zygmount Bauman.

CapitalismoParasitario


Do capitalismo como ’sistema parasitário’, por Zygmunt Bauman Bauman

“Ainda não começamos a pensar com seriedade na sustentabilidade da nossa sociedade movida a crédito e consumo”, afirma o sociólogo Zygmunt Bauman em artigo publicado no jornal argentino Clarín, 27-12-2009. A tradução é do Cepat.

Para o autor de Modernidade Líquida e Confiança e medo na cidade, entre outros livros, governos e instituições aprenderam muito pouco da crise econômica recente: a resposta à quebra foi endividar-se ainda mais.

Eis o artigo.

Tal como o recente “tsunami financeiro” demonstrou a milhões de pessoas que acreditavam nos mercados capitalistas e na banca capitalista como métodos evidentes para a resolução exitosa de problemas, o capitalismo se especializa na criação de problemas, não em sua resolução.

Assim como os sistemas dos números naturais do famoso teorema de Kurt Gödel, o capitalismo não pode ser ao mesmo tempo coerente e completo. Se é coerente com seus próprios princípios, surgem problemas que não pode abordar; e se trata de resolvê-los, não pode fazê-lo sem cair na falta de coerência com suas próprias premissas. Muito antes que Gödel escrevesse seu teorema, Rosa Luxemburgo publicou seu estudo sobre a “acumulação capitalista” em que sugeria que o capitalismo não pode sobreviver sem economias “não capitalistas”; pode proceder de acordo com os seus princípios sempre que tiver “territórios virgens” abertos à expansão e à exploração. Mesmo quando os conquista com finalidades de exploração, o capitalismo os priva de sua virgindade pré-capitalista e dessa forma esgota as reservas que o nutrem. Em boa medida, é como uma serpente que devora o seu próprio rabo: num primeiro momento os alimentos são abundantes, mas logo se torna cada vez mais difícil comê-los, e pouco depois não resta mais nada para comer nem quem os coma…

Anúncios

6 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Finalmente consegui emprestado o livro com o amigo Tom Zé e o estou lendo. Recomendo !

  2. […] algo alarmante sobre a Amazônia e posto um vídeo do autor de ‘Capitalismo Parasitário’, Zygmunt Bauman. Tudo está relacionado […]

  3. […] um bom artigo de Zygmount Bauman para reflexão. FONTE: Revista Galileu de março/2014, em […]

  4. […] Zygmount Bauman* […]

  5. […] entre Zygmount Bauman e Leonidas Donskis. Como os outros livros de Bauman que li, em destaque o CAPITALISMO PARASITÁRIO, este também é de leitura complexa, na minha opinião, porém sempre reflexiva e atual. Atual […]

  6. […] Zygmount Bauman* […]


Comentários são livres, só não aceito nem publico xingamentos !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: