Gente ainda existe ?

05/10/2015 às 11:15 | Publicado em Artigos e textos, Midiateca, Zuniversitas | Deixe um comentário
Tags: , ,

Sinceramente eu não sei ao certo responder. Ainda tenho esperança que exista…pelo menos “antes que a solidão se torne lava“, como diz Paulinho da Viola.

Gente


Gente ainda existe ?

Fernando Borges, um amigo, me contou dias desses que no último “amigo secreto” de que participou, no trabalho, ao colocar na lista de preferências que gostaria de ganhar um CD, um colega comentou, com zombaria:

-Alguém ainda ouve CD? CD ainda existe?

Ah, esta época, em que nada é durável, nada permanece, tudo se dilui! E ainda mais se a coisa em questãoforfísica, palpável, o que não deixa de ser espantoso.

Pois bem, o CD ainda existe, o ouvinte de CD também, e ainda se encontram algumas poucas lojas especializadas neste produto, já remoto, em vias de extinção, como o LP, que, no entanto, ressuscitou das cinzas nos últimos anos, para alegria de seus apreciadores. E uma dessas lojas fica nos Barris. A Pérola Negra. Homenagem, claro, à bela canção de Luiz Melodia.

– Alguém ainda ouve Melodia?

Vou lá com alguma frequência, pois fica bem perto de minha casa, na Rua Gelo labatut, em frente à Biblioteca Pública do Estado.

– Alguém ainda vai à biblioteca?

Ao que parece, sim, muito embora o ex-secretário de cultura do estado pretendesse, em seu delírio de grandeza disfarçada de falsa modéstia, transformar as bibliotecas públicas em centros de cultura, como se aquelas já não o fossem, por natureza … E o sujeito, pasmem, é professor!

– Professor ainda existe?

É Também um “produto” em vias de extinção, com o beneplácito do governo, imbuído de elevar ignorantes e estultos aos cargos públicos, em detrimento dos que estudam. Mas voltemos às lojas de CD. Na Pérola Negra, meses atrás, encontrei uma joia rara. Um CD de música brasileira, embora a cantora, Estrella Morente, seja espanhola e cante em seu idioma.

Numa conversa com os proprietários da loja – Roberto e Corina – vim a saber que aquele conjunto de maravilhosas canções brasileiras – de Luiz Bonfá a Villa-Lobos – teve uma contribuição indireta da loja, pois seu produtor, o cineasta espanhol Fernando Trueba, quando vem a Salvador, sempre passa na Pérola Negra para comprar CDs de nossa música. A verdadeira, não esta que as rádios propagam, o Carnaval insufla e a tevê exalta, o intragável “bregachachenejo”. Até brinquei, na hora, que ia deixar na loja meu DVD do filme Sedução (Belle Époque, 1992) para ele autografar, quando voltasse …

A verdade é que o CD Amar en paz é uma grande surpresa, a Pérola Negra idem, e igualmente seus proprietários, o casal Corina e Roberto, com seu acervo de boa música, seu
entusiasmo pelos CDs, seu gosto musical apurado e suas ótimas indicações. Antes que a solidão se torne lava e cubra tudo, como diz Paulinho da Viola na voz cristalina de Estrella Morente, aproveitemos a vida: um novo CD, uma bela melodia e uma boa conversa com gente de verdade. Antes que alguém possa dizer:

– Gente ainda existe?

(Mayrant Gallo)

FONTE: Jornal  A TARDE, Salvador-BA, 04.10.2015


 

AmarEnPaz

 

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: