Reino Unido investe em avião que pode voar a qualquer lugar do mundo em quatro horas

09/12/2015 às 3:10 | Publicado em Artigos e textos, Zuniversitas | Deixe um comentário
Tags: ,

Alta tecnologia. Mas, como sempre, será acessível a poucos. Os mesmos.


O Reino Unido acabou de investir em um avião que pode voar a qualquer lugar do mundo em quatro horas

skylon aviao quatro horas

Lembra do Skylon? Já falamos desse avião aqui, que usa um motor inovador chamado SABRE, desenvolvido pela empresa britânica Reaction Engines Limited.

O incrível jato que pode levar passageiros a qualquer lugar do mundo em quatro horas pode estar mais perto de se tornar realidade: o projeto deu um grande passo em frente esta semana anunciando uma nova parceria com a gigante aeroespacial BAE Systems, cujo apoio financeiro, juntamente com um considerável investimento do governo do Reino Unido, vai ajudar a Reaction Engines a desenvolver a sua nova classe de motor já em 2020, com voos de teste possíveis apenas cinco anos mais tarde.

Tecnologia inovadora

É graças ao motor SABRE que o Skylon teoricamente poderia levá-lo para o outro lado do planeta para o almoço, e retorná-lo para casa a tempo do jantar.

SABRE opera em dois modos para permitir que aeronaves acessem diretamente o espaço em uma única etapa, chamada de fase única para orbitar.

No seu modo de “ar aspirado”, o motor aspira oxigênio do ar atmosférico para queimar combustível com hidrogênio líquido na câmara de combustão. Uma vez fora da atmosfera da Terra, o motor muda para um modo mais convencional, de oxigênio líquido a bordo.

Uma das inovações fundamentais é seu sistema de refrigeração. O motor utiliza tecnologia ultraleve (100 vezes mais leve do que as existentes) que pode esfriar correntes de ar extremamente quentes (mais de 1.000° C) para menos de 150° C em menos de 1/100 de segundo.

Velocidades absurdas

De acordo com seus desenvolvedores, uma aeronave alimentada pelo motor SABRE, como a Skylon, será capaz de atingir velocidades de mais de cinco vezes a do som enquanto ainda na atmosfera da Terra.

O motor, em seguida, passa para um modo de foguete, atingindo velocidades de voo espacial, tão rápido quanto 25 vezes a velocidade do som.

Embora essas velocidades extremas sejam em grande parte teóricas no momento, os novos investimentos da BAE e do governo do Reino Unido vão permitir que a Reaction Engines valide a sua ciência, com planos para testes começando daqui a cinco anos.

“O anúncio de hoje representa um marco importante na transição de uma empresa que tem sido focada na pesquisa e testes de tecnologias facilitadoras para o motor SABRE, para uma que agora está focada no desenvolvimento e teste do primeiro motor SABRE do mundo”, afirmou Mark Thomas, diretor-gerente da Reaction Engines

FONTE: HypeSciencehttp://hypescience.com/o-reino-unido-acabou-de-investir-em-um-aviao-que-pode-voar-a-qualquer-lugar-do-mundo-em-quatro-horas

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: