Comunicação Síncrona X Comunicação Assíncrona

17/12/2015 às 3:32 | Publicado em Artigos e textos | Deixe um comentário
Tags: ,

Conceitos que são básicos quando se estuda comunicação e tecnologia da informação(redes), com o advento de softwares como o Whatsapp e das redes sociais, a tendência é uma incompreensão e confusão do usuário, quer emissor, quer receptor da mensagem, principalmente quando se trata dos mais novos. O resultado disso muitas vezes é o aborrecimento, a cobrança exagerada e sem motivo do outro elo na linha da comunicação.

comunicacao

Tentado ser didático e fugindo dos conceitos puramente tecnológicos (que podem ser obtidos em sites como o “Oficina da Net”), temos, de uma forma bem simples:

1 – A comunicação é síncrona quando o emissor está em contato “direto” com o receptor e vice-versa. Não há, em princípio, nenhum “delay” ou tempo a mais na comunicação. O exemplo clássico é a comunicação telefônica. Também modernamente temos os chats, salas de conversações online entre duas ou mais pessoas. Ah, a “face-to-face”, quase em desuso hoje, também é síncrona, obviamente.

2 – A comunicação é assíncrona quando o emissor envia uma mensagem ao receptor e esse não necessariamente a recebe no mesmo momento, ou, se a recebe, não necessariamente a acessa naquele mesmo momento, daí o termo assíncrono. O exemplo clássico é a carta, que em tempos modernos, mesmo muita gente não mais o usando e nem lembrando de que se trata, se transformou no e-mail, ou eletronic mail

E onde está a confusão ?

No Whatsapp, por exemplo. A comunicação ali é eminentemente (ou originalmente) assíncrona. Mas muitos se enganam e acham que é síncrona. E ai as cobranças, explícitas ou não, são frequentes. Cobranças até de cada um consigo mesmo, as piores. Apitou o alarme do zapzap ? Corre-se logo para ver que mensagem é aquela. Depois de algum tempo no ar, o zapzap disponibilizou ligações telefônicas, ai claramente é comunicação síncrona.

E o Facebook ? Claramente também assíncrona. Para mim inclusive aquela opção de mensagem que se envia ponto a ponto para os amigos. Não obrigatoriamente eles podem estar no ar e conectados naquele momento para responder. A não ser que haja funcionalidade de chat, o que nunca explorei por pura falta de paciência.

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: