HACKATRUCK

28/12/2015 às 3:02 | Publicado em Artigos e textos, Midiateca, Zuniversitas | Deixe um comentário
Tags: ,

A primeira vez que vi esse projeto foi num vídeo do site OLHAR DIGITAL. Interessante a ideia, mas como se pode ver não é nada popular, no sentido de se popularizar o conhecimento, o desenvolvimento e a pesquisa. Me pareceu, como se pode desconfiar pelas empresas que o promovem, que o objetivo é outro, bem além da Educação. A forma de seleção dos candidatos para mim também é estranha, apesar de aparentemente democrática.

HACKATRUCK_3


HACKATRUCK: sala de aula sobre rodas vai ensinar pessoas a desenvolver apps

As empresas Apple, IBM e Flextronic, bem como o Instituto Eldorado, acabam de anunciar uma parceria que tem como objetivo capacitar vários jovens brasileiros que desejam se tornar desenvolvedores. Para tal, elas criaram o projeto HACKATRUCK, um caminhão cujo container é, na verdade, uma espaçosa sala de aula móvel para os aspirantes a programadores.

O programa tem como objetivo ensinar um total de 500 alunos, ao longo de 10 meses, a utilizarem sistemas de programação para a criação de apps mobile. Uma vez que estamos falando de uma sala de aula sobre rodas, o HACKATRUCK vai estar presente em um total de 11 cidades do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil.

Durante as aulas, os instrutores – todos do Instituto Eldorado – vão ter como principal foco o ensino de linguagem SWIFT, o mesmo utilizado nos apps da plataforma iOS. A ideia, com isso, é despertar nos alunos o gosto em desenvolver programas, em cursos com quatro horas diárias de aula por um período de três semanas para até 28 pessoas.

Segundo Claudio Schlesinger, executivo de Parcerias Educacionais da IBM Brasil, os alunos devem trazer uma ideia de projeto, que será então trabalhado durante esse período: “os alunos selecionados deverão propor seus próprios projetos, que serão desenvolvidos ao longo do curso. A metodologia usada é do challenger learning process”, explicou ele ao site CBSI.

2015
  • 16/10 a 18/10: Instituto Eldorado;
  • 19/10 a 6/11: PUC Campinas;
  • 9/11 a 28/11: Mackenzie São Paulo;
  • 30/11 a 18/12: FATEC São José dos Campos.
2016
  • 18/1: PUC Rio de Janeiro;
  • Julho: fim do projeto.

Essas não são as únicas cidades que vão receber o HACKATRUCK, vale notar. Embora ainda sem data oficial, a presença do veículo já está garantida em Salvador, Sorocaba, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília. Você pode conferir o calendário das aulas e eventos do projeto através do site oficial do HackATruck, é claro.

 

LINK: http://www.hackatruck.com.br/

 

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: