As paredes de Brasília

14/05/2016 às 9:43 | Publicado em Artigos e textos, Fotografias e desenhos, Zuniversitas | 2 Comentários
Tags: ,

Compartilho esse bom artigo de Jânio Ferreira e essas duas figuras. Na que mostra a lista de “novidades” do primeiro dia de Temer faltou incluir a extinção da CGU. Apesar da “rima rica”, lembro que a CGU se dedicava, com competência, a combater exatamente a… corrupção.

Temer


PrimeiroDia


O QUE DIZEM AS PAREDES DE BRASÍLIA   Janio

Sempre achei que as paredes, além de ouvidos, têm bocas. Portanto, nada mais natural que nas madrugadas do Palácio do Planalto, as divisórias de tijolo que por lá mureiam aproveitem o silêncio que sucede os conchavos para papear sobre os mais diversos assuntos, que só findam quando os primeiros clarões entram pelas frestas alertando-as de que está na hora de voltar a se fazer de mortas para captar as espertezas dos vivos. No embalo dessa fantasia, segue um provável diálogo ocorrido no Gabinete Presidencial na madrugada dessa sexta-feira, 13 de maio, depois que o Senado afastou a presidente Dilma de suas funções.

“E aí, preparada para os novos inquilinos?”. “E desde quando a gente não esteve? Parece que foi ontem que aquele lunático das Alagoas pegou sua deslumbrada de Canapi e chispou daqui levando consigo a peculiar soberba dos insanos, lembra? Sem falar em Jango, que foi corrido pelos milicos, e no fofo do Tancredo, coitado, que sequer teve a chance de nos aproveitar, como fazia Jânio Quadros, que antes de sair achando que voltaria nos braços do povo, bebia todas e ficava zanzando pelos corredores a declamar vocábulos como se estivesse embriagado de Aurélio, vodca e Houaiss. Quando é agora, depois de 20 anos de uma certa calmaria sob o comando de FHC, Lula e do primeiro mandato dessa mau humorada
que implicava até com as mulatas de Di Cavalcanti penduradas no mezanino, mais uma vez vamos ter que nos adaptar a uma nova turma que, aqui pra nós, só é nova no nome. A propósito, você tem alguma informação sobre quem são os ministros que virão despachar aqui?”. “Já estão confirmados Jucá, Picciani, Moreira Franco, Geddel, Kassab, Sarney Filho, Henrique Alves….”.

Ao ouvir esses nomes os orixás da tela de Djanira entram em transe e as corujas piam. O cinza do alvorecer chega rápido, assim como Renan e Feliciano, que logo chegarão para acertos com nosso simpático vampiro bem-casado. “Espero não sentir saudades da Erenice”. “Amiga…!, você já viu o vice-presidente Maranhão de perto?”

(Jânio Ferreira Soares)

FONTE: Jornal A TARDE, Salvador-BA, hoje

Anúncios

2 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Principal revista de ciências do mundo critica fusão de ministérios de Temer (É A VOLTA AO OBSCURANTISMO!)
    Rocha
    13:56
    [Manter esta mensagem na parte superior de sua caixa de entrada]
    Principal revista de ciências do mundo critica fusão de ministérios de Temer
    Postado em 13 de maio de 2016 às 12:41 pm

    Da Nature:

    Cientistas do Brasil, já que lutam para absorver cortes de financiamento maciços, estão protestando contra outro golpe: o Ministério da Ciência foi rebaixado pelo presidente interino Michel Temer, que assumiu o governo em 12 de maio depois de uma votação de impeachment no Senado que depôs Dilma Rousseff da presidência.

    Uma das primeiras ações de Temer foi anunciar a fusão do Ministério Federal da Ciência, Tecnologia e Inovaçãocom o ministério responsável pelas telecomunicações e regulamentos da internet. A ciência é agora um escritório dentro de um ‘superministério’ liderado por Gilberto Kassab, ex-prefeito de São Paulo.

    O movimento, que começou com insinuações de Temer alguns dias atrás, provocou a ira de pesquisadores brasileiros. Em 11 de maio, 13 associações científicas, lideradas pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC), enviou uma carta a Temer alertando que a fusão seria “prejudicial para a ciência e o desenvolvimento tecnológico do país”.

    Os pesquisadores dizem que iria corroer a autoridade do ministério, que foi a espinha dorsal do apoio federal para a ciência e a inovação no Brasil nas últimas três décadas.

    “É um passo para trás”, diz o presidente da ABC.

    Temer tinha causado uma primeira preocupação entre os cientistas na semana passada, quando deu a entender à imprensa local que poderia nomear um bispo evangélico criacionista para liderar o ministério da ciência.

  2. […] primeiro, “Lombroso analisa Júcá”, é de Jânio Ferreira, O segundo, “O triunfo da esperança”, é de Walter Queiroz. E o último é para dar risada, […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: