Calculadora mecânica antiga mostra por que não é legal dividir por zero

23/05/2016 às 3:16 | Publicado em Artigos e textos, Midiateca, Zuniversitas | 1 Comentário
Tags:

Muito bacana esse artigo. Me lembrou meus bons e velhos tempos de sala de aula. Muitas vezes, no início do ano letivo, fazia uma pergunta para instigar meus alunos de Matemática: – Quantas operações vocês conhecem ?  As respostas iniciavam pelas famosas “quatro operações”. Ai os mais sabidos iam aumentando, cinco com a exponenciação, seis com a radiciação. Ai eu dizia: – Só há uma ! A adição. Eles reagiam logo com incredulidade, de certo achando que o Professor era louco ou ignorante. Daí para a frente eu começava a mostrar no quadro que a subtração é uma adição de um número por um número inteiro (negativo). A multiplicação nada mais é que a sequência de várias adições. E a divisão, como podem conferir abaixo, é uma sequência de subtrações.


Calculadora mecânica antiga mostra por que não é legal dividir por zero

Todo mundo aprende na escola que você não pode dividir por zero, mas poucos sabem exatamente o motivo. A resposta padrão é que isso dá uma resposta que tende ao infinito. A verdade tem mais alguns detalhes do que isso, e esta antiga calculadora mecânica oferece a ilustração perfeita.

Tente dividir um número por zero em uma calculadora padrão e você encontrará uma mensagem de erro. Mas como mostra a Popular Mechanics, confira o que acontece quando alguém tenta fazer isso em uma calculadora mecânica Facit ESA-01, com a capa removida para que todos os componentes internos mecânicos fiquem expostos:

A máquina fica maluca, suas engrenagens e rodas dentadas martelam sem parar, e parece que vai explodir.

Isso tem a ver com a forma como essas máquinas funcionam, além da natureza da divisão – é basicamente “subtração glorificada”, como diz o pessoal do Numberphile. Para dividir 20 por 4, a calculadora mecânica realiza uma sequência de passos: 20 menos 4 é 16, 16 menos 4 é 12, 12 menos 4 é 8, 8 menos 4 é 4, e 4 menos 4 é 0. Foram cinco passos, então dividir 20 por 4 dá 5.

Mas 20 dividido por zero é como subtrair nada de 20 várias e várias vezes. A calculadora nunca chega a uma resposta porque precisa de um número infinito de passos. E infinidade é mais um conceito do que um número de verdade.

Como explica a Popular Mechanics: “o motivo para a anormalidade é que a pobre máquina está tentando executar uma sequência infinita de comandos, um depois do outro. Um computador sempre faz exatamente o que você diz para ele fazer, mesmo que isso dure, literalmente, para sempre.”

FONTE: http://gizmodo.uol.com.br/calculadora-mecanica-dividir-por-zero/

Anúncios

1 Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Ótimo texto e fantástico o vídeo!

    Aprender matemática (na verdade, qualquer coisa) assim é um gosto!

    Parabéns!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: