Domingueira dois em um

29/05/2016 às 11:10 | Publicado em Artigos e textos | 3 Comentários
Tags: , ,

Todo humor, irreverência e sabedoria baianas num só post. Caesalpinia ferrea, mais conhecida por essas bandas como pau ferro. E Milton Santos, genial como sempre.

pau_ferro_2_g


O cacete de Jucá   JoaoAugusto

Caesalpinia ferrea, o jucá é uma tradicional árvore frondosa das matas brasileiras, principalmente do Nordeste, cujo tronco dá uma madeira conhecida pela alta densidade e dureza. Suas folhas dão um chá utilizado popularmente no tratamento de diabetes e, como anti-inflamatório, no tratamento de afecção catarral, cólica intestinal, disenteria, faringite, gota, hemorragia, reumatismo, sífilis, tosse e hemorróidas. O jucá é também conhecido como pau-ferro e, segundo dizem, se alguém tomar uma surra de cacete feito de jucá, fica bastante prejudicado.
No ambiente vetusto da colenda Congregação da Escola Politécnica da Bahia, lá pelo início dos anos 1960, havia um compenetrado professor catedrático que se gabava de ter um cacete de jucá guardado no carro, com a finalidade de protegê-lo, na eventualidade de ataque a sua pessoa, inclusive de aluno malcriado, insatisfeito com nota, segundo asseverava.
Certa vez, durante o animado cafezinho que antecedia às reuniões da Congregação da Politécnica, rolava o papo descontraído dos catedráricos, quando veio à baila o assunto do cacete de jucá, de cuja propriedade gabava-se o autoritário catedrático. No afã de provar a veracidade do inusitado fato, e tendo alguém duvidado de sua palavra, com voz alterada afirmou o seguinte: – Tenho, sim, tenho um cacete de jucá no carro, e vocês agora ficam sabendo para que serve. Nisso, vira-se bruscamente para o lado do saudoso e espitituoso mestre Hildérico Pinheiro de Oliveira, conhecido pelas desconcertantes tiradas de humor, ditas com ar de grande seriedade, e afirma: – Hildérico, você, por exemplo, conhece, ou
não conhece o cacete de jucá?
E Hildérico, entre sério e malicioso, respondeu: – Eu mesmo não, colega; pois se nem mesmo Jucá eu conheço!

Pelo visto, o assunto é bastante atual: o interino presidente Michel Temer certamente já sabia quem era Jucá, mas só agora é que vem experimentar os estraçalhantes efeitos do cacete de Jucá !

(João Augusto de Lima Rocha)

FONTE: Jornal A TARDE, Salvador-BA, hoje


POLÍTICA COM VATAPÁ

Mau e Mao
Milton Santos, emérito professor, cultura refinada, respeitadíssimo como jurista, voltou de uma visita à China logo após o golpe militar de 1964e atendeuconvite do professor Marcelo Duarte para fazer palestra na Faculdade de Direito da UFBa.
Lá, relatou o que julgou ser maravilhas do comunismo chinês, a política de quarteirões, a Revolução Cultural, o sistema de produção, e Marcelo Duarte se inquietou. Sabia que o ambiente estava repleto de agentes da PF disfarçados, olhava para um lado, para outro, não aguentou, encostou em Milton e cochichou:
— Por favor, fale alguma coisa de mau… Milton retomou a palavra entusiasmado:
— O insigne professor Marcelo Duarte pede-me que eu fale umpouco do grande
líder chinês Mao-Tsé-Tung…
E deitou falação. No outro dia os dois estavam cassados.

Anúncios

3 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Todo seu caminho burocracial depende de que será a constituição
    jurídica de sua empresa. http://www.paranormalium.pl/redirector.php?url=www.chaosindivisvm.com%2Fwiki%2Findex.php%3Ftitle%3DUser%3ALesleyHedrick1/

  2. BIVAQUE 2: Após demonstrar depositado dinheiro
    com intenção de todo qualquer das seis gente digite
    algo diferente rol. http://engineer.pit.ac.th/index.php/component/kide/

  3. Isto é, existe um mercado do sexo próprio das grandes obras, que possui
    um grau de pronunciação variado, porém que atua há bastante tempo e cuja atuação do Estado, em termos de conhecimento
    e de repressão, ainda está muito aquém do necessário. http://1Dollarmillions.com/2016/12/21/sexe-arabe-egyptien-so-when-ever-i-bang-out/


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: