O PLACAR DA GALHOFA

12/06/2016 às 11:57 | Publicado em Artigos e textos | 1 Comentário
Tags: ,

Domingo, dia de futebol. Fazia tempo que não publicava aqui neste ZEducando um texto de Tostão, o craque da bola e da pena. Volto hoje com esse artigo muito bom. O 7 a 1 foi secular. Como diria Nélson Rodrigues, se vivo fosse, esse placar será lembrado quarenta minutos após o fim do mundo.

brasi-uberti_planeta


O PLACAR DA GALHOFA   tostao_thumb

Naquarta-feira,aconteceramos 7 a 0 de Portugal sobre a Estônia e os 7 a 1 do Brasil sobre o Haiti. A Estônia, na comparação com o Haiti, é um timaço.

Nem a turma do oba oba exaltou e comemorou a vitória brasileira. Deve ter ficado inibida por causa dos 7 a 1 para a Alemanha, placar da galhofa. Philippe Coutinho não deveria ter marcado o sétimo gol para não estimular as piadas.Outros podem ter gostado, ainda mais
que o placar poderia trazer uma consequência parecida com a técnica usada por alguns psicólogos de fazer a pessoa vivenciar o trauma, o medo, para exorcizar o fantasma.

Não dá para comparar a atuação de Jonas no primeiro tempo com a de Gabigol no segundo, já que o fraquíssimo Haiti foi todo para frente, para tentar um gol, e deu todas as condições para os atacantes brasileiros fazerem o que quisessem. Dizer que Jonas não tem gana de gol é bobagem, pois é artilheiro de quase todas as equipes em que atua. Por não ser individualista, Jonas joga do mesmo jeito contra o Haiti e contra a Alemanha. Não aproveita a mamata.

Jonas é um bom atacante, mas não é o centroavante que o Brasil precisa. Já Gabigol é
uma esperança,assimcomoGabriel Jesus e Luan, do Grêmio.

Hoje, contra o Peru, Dunga pode escalar Wallace no lugar de Casemiro, suspenso, por ter
características parecidas, ou recuar Renato Augusto ou Elias, para fazer a função de Casemiro, e colocar Lucas Lima. O mais importante é manter a formação tática, com apenas
um volante e mais um armador de cada lado, em vez de dois volantes emlinha e ummeia de
ligação. Essa é a dificuldade do técnico para escalar Lucas Lima ou Ganso. O time melhorou coletivamente com a nova formação e tem se aproximado e trocado mais passes. Dunga
também faz coisas certas.

Assistir aos jogos do Brasileirão, da Copa América e da Eurocopa ajudam no entendimento do futebol. Após a Copa de 2002, jornalistas alemães disseram que a Alemanha, vice-campeã,era a pior de todas as Copas. Sem desmerecer a vitória brasileira e o magistral trio ofensivo, formado por Rivaldo, Ronaldo e Ronaldinho, o futebol estava muito ruim em todo o mundo.

Após o Mundial, a Alemanha e outros países europeus passaram a jogar um futebol mais agradável, coletivo, com mais troca de passes e troca de bola, com mais velocidade e intensidade. Enquanto isso, no futebol sul-americano predominava o excesso de chutões, faltas, jogadas aéreas, lances individuais e estocadas.

Por causa dessa diferença, o passe, símbolo do jogo coletivo, passou a ser prioridade na
Europa, com o surgimento de grandes meio-campistas, como Iniesta, Xavi, Kroos, Modric,
Pogba e outros. Na América do Sul, por causa do drible, representante do talento individual,
se destacavam os meias ofensivos e atacantes habilidosos, improvisadores, agressivos, como Neymar, Messi, Di Maria, William, Douglas Costas, Philippe Coutinho e outros.

Com a diminuição dos espaços entre os setores, os clássicos meias de ligação têm sido, progressivamente, substituídos pelos meio-campistas, mistura de volantes e meias.

Oideal é ter o passe e o drible, o talento individual e o coletivo, o planejamento e a improvisação, a técnica e a fantasia.

(Tostão)

FONTE: principais jornais do Brasil, hoje.

Anúncios

1 Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. […] domingo, dia de futebol, o craque Tostão nos brinda com mais uma boa […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: