Estudante brasileiro desenvolve solução barata para preservar frutas por mais tempo

25/07/2016 às 13:45 | Publicado em Artigos e textos, Zuniversitas | Deixe um comentário
Tags: ,

Soluções como essa, desenvolvida por um jovem aluno brasileiro, nos dão novo alento e esperança num futuro melhor.


Estudante brasileiro desenvolve solução barata para preservar frutas por mais tempo

Aluno de 20 anos do Instituto Federal de Brasília desenvolveu técnica

Laranja

Uma solução de baixo custo, a partir de fécula de mandioca e óleo de cravo-da-índia, pode resolver um problema da sociedade moderna, o desperdício de alimentos. A ideia resulta de um ano de pesquisa do estudante Josemar Gonçalves de Oliveira Silva, do campus de Planaltina do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB).

Para obter o resultado, a fruta a ser preservada deve ser mergulhada em solução preparada com a fécula de mandioca e o óleo essencial de cravo-da-índia. O custo de produção do litro é inferior a R$ 5. O preparo é bastante simples. Após a aplicação, o alimento ganha, em média, mais dez dias de vida. Para importação ou transporte dentro do país é um tempo considerável. “Em uma pesquisa, constatei que 40% das bananas colhidas são perdidas por causa de doenças, um número muito alto”, diz o estudante.

Ao realizar testes, Silva observou que não houve o desenvolvimento de doenças nos frutos revestidos. “A fórmula impede o desenvolvimento de micro-organismos, principalmente os fungos”, diz. “Além disso, traz outras melhorias ao alimento, como retardar a maturação, melhorar as características externas e aumentar o tempo de vida de prateleira dos frutos, isso tudo sem alterar as características originais do produto.”

O projeto, chamado de Embalagem Biodegradável e Ativa com Função Antimicrobiana para Aplicação em Alimentos, é considerado pelo autor um novo conceito de embalagem. “É o que a gente chama de embalagem ativa, que interage com o alimento controlando determinada característica”, explica.

Patente

Aos 20 anos, Silva cursa licenciatura em biologia. Ele já concluiu os cursos técnicos em agroindústria e em tecnologia em agroecologia. O próximo passo é verificar a patente e pesquisar alternativas de automatização do processo para aplicação em grande escala. O estudante garante, no entanto, que a fórmula está pronta para ser usada.

“O pequeno produtor, os revendedores de hortigranjeiros ou até mesmo a dona de casa já podem fazer a aplicação”, salienta. “Para os grandes produtores, a ideia é buscar parceiros para uma produção em nível industrial.” Ele cita a possibilidade de um processo automatizado para grande escala, “com aplicação por spray, com os frutos pendurados ou em esteira e, depois, em uma câmara de secagem rápida”. Em curto prazo, o objetivo é disseminar o conhecimento, ao divulgar a fórmula a pequenos produtores, assentados e revendedores de hortigranjeiros.

Prêmio

Com a pesquisa, o estudante ganhou o prêmio de melhor projeto da 4ª Semana de Produção Científica do Instituto Federal de Brasília e recebeu convite para estágio na Universidade de São Paulo (USP). Silva ganhou destaque também no Fórum Mundial de Educação Profissional, no Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação e na 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

A professora orientadora do projeto, Heloisa Falcão, mostra orgulho com o desenvolvimento da pesquisa. “Nosso papel de professora orientadora é o de ser facilitadora. O Zeca desempenhou a pesquisa com bastante empenho”, disse.

FONTE: http://www.ecycle.com.br/component/content/article/37-tecnologia-a-favor/3741-estudante-brasileiro-desenvolve-solucao-barata-para-preservar-frutas-por-mais-tempo.html

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: