SAUDAÇÕES AOS DERTOTADOS

31/07/2016 às 13:09 | Publicado em Artigos e textos | 1 Comentário
Tags: ,

Ele não é apenas o maior jogador do Cruzeiro de Belo Horizonte de todos os tempos. Ele é também Médico, Psicanalista e escritor. Salve Tusta, caraque da bola e da pena !

“O corpo é a sombra da alma”

(Clarice Lispector)


SAUDAÇÕES AOS DERTOTADOS Tostao

Apesar dos enormes gastos com a Olimpíada em uma época de penúria, embora o Brasil tenha se tornado anfitrião em 2009, quando havia grande otimismo na economia, da poluição da Baía de Guanabara, da criminalidade, da violência, da miséria social, da zika, da dengue e da chikungunya,doenças mais frequentes no verão, e de muitas outras vergonhas nacionais que não são exclusivas do Rio de Janeiro, os Jogos Olímpicos geram uma grande expectativa. Estive no Rio na semana passada, antes que começasse o tumulto da Olimpíada, e a cidade e o pôr do sol visto do Arpoador continuam lindos. O Museu do Amanhã é espetacular pela beleza arquitetônica, pelo conteúdo e pelo cenário que o cerca.

Estou bem preparado fisicamente e psicologicamente para assistir, de meu sofá, a todos os
jogos, até badminton. Tenho também de ver e comentar o Brasileirão. Espero que comentaristas, narradores e repórteres expliquem os detalhes de todos os esportes. Quando se entende, fica mais prazeroso. Certamente vou escutar um milhão de vezes a expressão ‘espírito olímpico’ e outras. O que seria o espírito olímpico? Não sei.

Muitas pessoas,geralmente as que não gostam de esporte, veem as Olimpíadas apenas
como uma disputa técnica e física, um culto ao corpo, algo menor, pouco intelectualizado. Outras criticam o fato de o esporte ter se tornado uma obsessão pela vitória e pelo sucesso, e os atletas, um produto de consumo. É mais que tudo isso. É também uma explosão de emoções, que passam primeiro pelo corpo antes de serem analisadas. O corpo fala primeiro e não mente. Não engana nem mostra uma coisa que não é.“Ocorpo é a sombra da  alma” (Clarice Lispector).

Algumas características dos grandes atletas são a ambição e o perfeccionismo. Querem
vencer e não apenas competir, contrariando Barão de Coubertin. O esplendor técnico e físico
começa a desmoronar quando diminuia potência física e quando o atleta passa a se preocupar mais com o sucesso e com a fama do que com o talento. A concorrência é também enorme. A fila anda rápido. A sociedade do espetáculo tem também pressa em endeusar,
consumir e descartar.

Minhas saudações antecipadas aos perdedores. Tenho admiração pelos derrotados, que
fizeram todo o possível, mas não conseguiram o que desejavam. O doping está cada dia mais presente. Sempre existiu. No futebol, nos anos 1960 e 1970, era evidente, mais frequente que hoje, mas não havia exames que comprovassem. As drogas eramoutras. A ganância humana, a luta  pelo sucesso, pela glória e pelo dinheiro, é tanta que, mesmo diante dos grandes riscos de serem flagrados, os atletas acham que nunca serão descobertos. É a onipotência do pensamento.

O controle das emoções é fundamental para a vitória. Os melhores atletas ficam mais
tensos, antes e durante a competição. Isso é benéfico, pois aumenta a produção de substâncias que melhoram a performance, desde que não ultrapasse certos limites, quando o cérebro deixa de comandar o corpo.

Momentos antes da disputa por uma medalha de ouro, especialmente nos esportes individuais, o atleta se sente emcompleta solidão. Ninguém poderá ajudá-lo. Nesses instantes, é que surgem os grandes campeões.

(Tostão)

FONTE: Melhores jornais do país, hoje.

Anúncios

1 Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. […] Tostão, o craque da bola e da pena. Cconfiram e vejam que o futebol é apenas o mote para ele. […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: