Alunos criam projetos na área científica

21/08/2016 às 18:46 | Publicado em Artigos e textos, Zuniversitas | Deixe um comentário
Tags: , ,

Essas feiras escolares são muito positivas. Motivam os alunos, os professores, os pais e a comunidade. Sem Ciência e Tecnnologia um país não se faz grande.


Alunos criam projetos na área científica

image

Reutilização de garrafas pet, bexigas, utensílios domésticos, piscina plástica e bobinas. Foram alguns dos diversos materiais utilizados na Feira de Ciência Escolar por alunos do ensino médio do Colégio Bartolomeu de Gusmão, em Lauro de Freitas (Grande Salvador), em
atividade realizada quinta-feira passada.

Os objetos, junto à criatividade dos garotos do 1º e 2º ano, auxiliaram em resultados mirabolantes, como um canhão de batatas arremessando o tubérculo, um balão com gás simulando o funcionamento de gases o intestino.

Alunos do 3º ano optaram pelas ciências exatas. Dentre as criações e protótipos o destaque foi para a bobina de Tesla, projetado pelos estudantes Francisco Bragança, 17, e Victor Andrade, 17.

O show de cargas elétricas começou quando a bobina foi ligada e os “cientistas” seguraram uma lâmpada fluorescente próximo à bobina, fazendo a lâmpada se assim acender, impressionando os colegas.

Para Francisco, a feira é uma iniciativa válida: “Achei ótimo, cada aluno irá se descobrir, encontrando assim o que ele tem de melhor”.

O vice-diretor e professor, do colégio, Júlio Filho, 28, salienta a importância desses projetos nas escolas públicas. “O projeto em si é importante porque tem alunos que não conseguem se desenvolver na teoria e, através da pratica conseguem desenvolver na sala o que eles
estudam”, destaca.

Para Bruna Cruz, 16, estudante do 2º ano, “precisamos desses incentivos para que possamos descobrir mais sobre as coisas”.

A instituição é uma das mil unidades que estão realizando feiras de ciências escolares nos colégios estaduais da Bahia. O periodo para a realização das feiras vai até 3 de setembro.

Os eventos escolares servem como etapa de seleção dos trabalhos produzidos nas escolas estaduais para participação na Feira de Ciências da Bahia (Feciba).

A base do projeto é estruturada na pesquisa como ferramenta que busca integrar todos os componentes curriculares e com isso promover o estudo interdisciplinar e lúdico.

O evento foi idealizado em 2010 pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), por meio do projeto estruturante Ciência na Escola, que tem por foco reunir temas ligados às diversas áreas do conhecimento – ciência, arte, esporte e cultura – para estimular a relação ensino-aprendizagem e fomentar o protagonismo dos alunos na construção do conhecimento.

De acordo com a diretora de formação e expermentação Educacional do IAT, Luciana Bloisi, são três etapas para chegar à Feciba: “O trabalho feito durante o ano, com acompanhamento dos professores e realização de feiras em todo o estado, com acompanhamento do IAT”. Ainda segundo ela, o segundo passo é a realização das feiras escolares, quando são verificados os projetos que podemser submetidos à avaliação”.

Interlúdio

Em outras edições, diz Luciana, “tivemos alunos que por meio desses projetos viajaram ao Perue Paraguai para participar de programas internacionais”, conta.

A Feciba é filiada às principais feiras nacionais e os estudantes baianos têmsido destaque em diversas delas. “Eventos como Febrace, Mostratec e Ciência Jovem recebem nossos estudantes e conferem premiações que vãodesde oreconhecimento do mérito científico, por
meio de certificados, até credenciais com custeio de despesa para participação em feiras nos Estados Unidos” acrescenta Luciana.

Ainda de acordo com a diretora, a Feciba será realizada em novembro. Local e data ainda serão definidos.

(Roseli Sevilha)

FONTE: Jornal A TARDE, Salvador-BA, hoje.

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: