Fazer o bem

09/11/2016 às 3:52 | Publicado em Artigos e textos | 1 Comentário
Tags:

Excelente esse texto da amiga Andrea Legal. Me fez lembrar Tolstoi !

frase-a-alegria-de-fazer-o-bem-e-a-unica-felicidade-verdadeira-leon-tolstoi-156234


Fazer o bem

Sim, devemos sempre fazer o bem. Mas por quê? O que move as pessoas a fazerem o bem? Várias religiões ensinam que devemos fazer o bem para garantirmos nossa vaga no paraíso, senão iremos para o inferno. Parece uma reserva em um hotel de luxo, é uma compra antecipada para uma vida melhor no futuro.
Algumas pessoas fazem o bem simplesmente porque podem. E fazem questão de deixar isso bem claro, não para obter o paraíso no futuro, mas para obter o reconhecimento no presente. Existe sempre uma cobrança por trás de tudo, cobra-se até mesmo de Deus: “Eu sou uma pessoa tão boa, porque isso está acontecendo comigo? ”
Existem pessoas que tomam para si a obrigação de resolver os problemas do mundo, para que o mundo as aceite e as ame. Imagine uma mãe superprotetora, que resolve tudo para o filho, não deixa ele decidir nada sozinho. A criança jamais terá a chance de experimentar e aprender a resolver seus próprios problemas, de criar sua identidade. Assim é o mundo. Não estou dizendo que não devemos ajudar, ou que existe algo como “excesso de bem”, mas às vezes o bem vem de uma forma diferente, não usual. Às vezes o bem é dizer um não, é apenas estar por perto para dar o apoio necessário para que a própria pessoa possa escolher seus caminhos e ter a oportunidade de crescer, de melhorar, sabendo que as quedas fazem parte do processo de aprender a andar.
Todo o bem que fazemos, independente do motivo, retorna para nós mesmos. Assim, além de ajudarmos os outros, estamos também nos ajudando. Mas fazer o bem como uma forma de ganhar algo em troca, apesar de útil, não traz a verdadeira satisfação. Acredito que o maior motivo para se fazer o bem é não ter motivo nenhum para isso. É fazer do bem algo natural, instintivo, espontâneo. Sai de você sem análise prévia, sem razão, sem critério e deixa apenas um conforto no coração, um calor, uma energia tão boa que é você quem agradece ao mundo sempre que tem a oportunidade de fazer o bem.

(Andrea Legal Marinho Guimarães)

1 Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Muito legal o texto. Sem dúvida, fazer o bem traz uma satisfação genuína!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: