Ocupando tudo

25/11/2016 às 3:35 | Publicado em Artigos e textos, Zuniversitas | Deixe um comentário
Tags: ,

Como é bom a gente ler, ouvir ou ver alguma voz na contra-mão do mesmismo. Os jovens novamente na vanguarda do país. Salve Professor Jorge Portugal !

OCUPA-TUDO-10


Ocupando tudo

Uma frase de fé política de tempos antigos dizia que “os estudantes são a banda de música da revolução”. Isso quando a palavra “revolução” estava em moda e havia a possibilidade –
mesmo que remota – de alguma no horizonte. Em simples tradução, se algum tipo de transformação da realidade política vier a ocorrer, os estudantes serão sempre seu “bando anunciador”.

Essa lembrança me ocorre a propósito das ocupações estudantis em todos os quadrantes do país. Para mim, não há fato e movimento mais importante que este: estudantes universitários e secundaristas ocupam colégios, universidades e IFs contra a reforma do currículo do ensino médio e a provável aprovação da PEC 55 no Senado. A excelente radicalização da luta é que move minha esperança. Eles afirmam que só desocuparão o que ora ocupam com a derrota das duas propostas. Certo!

O que está em jogo, gente, em toda essa discussão nacional, é o modelo de estado que queremos: um estado democratizado, que distribui o máximo de oportunidades para o seu povo, ou um “estado mínimo”, que resguarda e garante os privilégios dos seus “donos” há cinco séculos! Os golpistas no poder querem nos impingir um fabuloso recuo das conquistas sociais que conseguimos nos 14 anos de Lula-Dilma. Como são demófobos, tentam fechar frestas e portas por onde começa a passar boa parte dos pobres rumo à cidadania. E os  estudantes brasileiros enxergam isso muito bem. Assim também deveriam fazer trabalhadores em seus locais de trabalho, policiais, professores, enfim, todos sobre os quais irão cair as perversidades e crueldades que a turma do governo está tramando.

A chamada “galera” está nos dando o caminho: ocupar as escolas, as cidades, ocupar o país. Afinal, não fomos nós que arrombamos as portas do estado de direito e seviciamos a democracia. Queríamos ampliar Bolsa Família, agricultura familiar, políticas de cotas, microcrédito e outras políticas públicas inclusivas. Por isso, em nome de termos nosso país de volta, ocupem tudo !

(Jorge Portugal)

FONTE: Jornal A TARDE, Salvador-BA, 22.11.2016

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: