10 coisas cotidianas com origens totalmente inesperadas

14/01/2017 às 3:34 | Publicado em Artigos e textos | Deixe um comentário
Tags: ,

Acho o site HypeScience muito interessante. Eles sempre procuram apresentar histórias inusitadas sobre pessoas, coisas e tecnologias. Confiram essas !


10 coisas cotidianas com origens totalmente inesperadas

10. Esteiras começaram como uma punição para criminosos


Se você já andou ou correu em uma esteira na academia e pensou “Isso é tortura”, você está mais certo do que imagina. Isso porque esteiras foram construídas originalmente para fazer criminosos sofrerem.

A primeira do tipi foi inventada em 1818 por William Cubit. Era um cilindro de madeira equipado com um corrimão que funcionava como uma roda para hamster, fazendo com que os usuários andassem sem nunca chegar a lugar algum. Cubit colocou estas esteiras nas prisões, e criminosos condenados tinham que andar nelas por até 10 horas por dia. Depois de algum tempo, os guardas perceberam que podiam enganchar as esteiras em bombas de água e moedores, fazendo os prisioneiros trabalharem como fontes de energia baratas.

Logo, as esteiras estavam em prisões por toda a Grã-Bretanha. No entanto, na virada do século, a voz do povo declarou que andar em esteiras era um castigo muito cruel até mesmo para os piores criminosos. E de pensar que fazemos isso voluntariamente hoje em dia…

9. Alface começou como um afrodisíaco


A alface é plantada há cerca de 5.000 anos. A evidência mais antiga do seu cultivo vem do Egito em 2680 aC, quando as pessoas ficaram tão entusiasmados com folhas verdes que começaram a fazer arte dedicada a elas.

Os egípcios detestavam o sabor do vegetal, mas o usavam como um impulsionador de desejos sexuais. Eles descobriram que poderiam fazer um líquido branco leitoso secretar da alface, concluindo que ela era afrodisíaca.

O povo do Egito Antigo chegou até mesmo a nomear um deus da alface. Seu nome é Min, e ele geralmente não aparece em livros de ensino médio porque permanentemente ostenta uma bela ereção.

8. Wi-Fi começou como uma maneira de detectar buracos negros


O Wi-Fi começou com um físico chamado John O’Sullivan. Ele havia lido a teoria de Stephen Hawking de que pequenos buracos negros podem evaporar, enviando sinais de rádio nesse processo, e quis provar isso.

Em teoria, deveríamos ser capazes de detectar esses sinais da Terra, embora fosse difícil. O’Sullivan trabalhou duro para desenvolver uma ferramenta matemática para encontrá-los. Por um longo tempo, olhou para o espaço, mas não encontrou nada. Então, em 1992, ele aceitou um cargo em uma empresa que estava tentando fazer redes de computadores sem fio.

Ninguém tinha conseguido fazer isso até que O’Sullivan aplicou sua ferramenta de detecção de buracos negros à rede – e funcionou. As ideias de Sullivan se fundiram no que se tornou o Wi-Fi, uma ferramenta originalmente destinada a detectar buracos negros.

7. Boliche começou como cerimônia religiosa


Tecnicamente, o boliche começou no Egito. No túmulo de uma criança enterrada em 3.200 aC, havia um jogo de nove pedras que foram ajustadas como os pinos de boliche, e uma esfera de pedra. Os objetos parecem ter sido usados quase exatamente como nós o jogamos hoje.

O jogo egípcio, entretanto, foi esquecido pela história por um tempo, e foi provavelmente apenas uma coincidência quando um jogo idêntico surgiu na Alemanha no terceiro século dC.

O primeiro jogo de boliche foi jogado na igreja como um ritual solene. Os paroquianos montavam pinos que representavam pecadores pagãos e então rolavam uma pedra contra eles. Se derrubavam todos, eram “limpados” de seus pecados. Finalmente, as pessoas começaram a fazer o ritual apenas como um jogo.

6. Depilação de virilha começou com cruzados copiando muçulmanos


Os muçulmanos são provavelmente as últimas pessoas que você imaginaria estarem por trás do que é chamado hoje de “depilação brasileira”, o ato de raspar os pelos íntimos. As melhores teorias, porém, dizem que eles são a razão pela qual os ocidentais fazem o mesmo hoje.

Na primeira metade do século XII, os cruzados europeus ocupavam Jerusalém. Muçulmanos e cristãos visitavam os mesmos banhos públicos – e os europeus tiveram sua primeira chance de ver um muçulmano nu.

Aparentemente, eles eram “lisos” nas partes de baixo, e os europeus gostaram da ideia e começaram a pedir ajuda para raspar suas virilhas também.

5. Mostrar o dedo médio começou com um filósofo grego


Mostrar o dedo médio é um gesto estranho. Todos sabemos que é ofensivo, mas não está realmente claro por quê. Esse é um dos gestos obscenos mais antigos ainda em uso.

O primeiro registro de sua utilização aconteceu no quarto século aC. O filósofo grego Diógenes estava observando um homem dar um discurso e, querendo fornecer um feedback negativo, estendeu o dedo médio e enrolou os outros dois ao lado, tentando fazer sua mão parecer um pênis e duas bolas.

O gesto de Diógenes se espalhou. Logo, o poeta Aristófanes usou-o em uma peça de teatro. Aos poucos, o público começou a perceber exatamente o que esse dedo representava.

4. Animais de balão começaram como um ritual de sacrifício asteca


Os primeiros balões animais foram feitos pelos astecas, mas não eram muito divertidos. Eles faziam diferentes formas animais usando intestinos de gato, secos e costurados com um selo hermético.

Esses animais de balão eram postos em chamas como uma oferta para seus deuses sanguinários.

Não foi até 1939 que o primeiro palhaço, Henry Maar, fez um animal de balão de borracha. Ele provavelmente não tinha ideia de que estava copiando um velho ritual asteca.

3. Damas chinesas começou na Alemanha


O jogo de damas chinesas não é chinês – é alemão. E nem sequer é baseado em damas; foi inspirado por um jogo britânico chamado Hoppity.

A empresa de jogos alemã Ravensburg fez o primeiro tabuleiro deste jogo em 1892. Chamava-se Stern-Halma, um nome meio alemão, meio grego que se traduzia grosseiramente como “salto-estrela”.

Foi um sucesso em seu país natal e logo se espalhou pela Europa. Então, em 1928, a empresa tentou levar o jogo para os Estados Unidos. Os americanos, porém, não estavam dispostos a comprar um jogo alemão. Dez anos após a Primeira Guerra Mundial, a Alemanha não era exatamente o país mais popular. O jogo Mahjong tinha acabado de vir para os EUA, e estava vendendo muito. Então, a empresa decidiu fingir que era da China. Eles acabaram vendendo o tabuleiro como o nome de damas chinesas, embora tenham tentado alguns outros nomes, como Man Dar-In e Ching-Ka-Chek.

2. Mini golfe começou porque uma mulher jogando golfe era considerado obsceno


Em 1867, na aurora da era vitoriana, abriu-se um campo de golfe de 18 buracos em St. Andrews, na Escócia. Homens e mulheres se interessaram pelo jogo, e isso provocou uma cena muito indecente.

As mulheres, jogando descaradamente o jogo em público, levantavam os braços acima de seus ombros para bater a bola. Para os vitorianos, isso era tão obsceno quanto tirar o sobretudo em um beco escuro.

As mulheres poderiam até se divertir, mas sem movimentações longas. Logo, um grupo de mulheres formou a primeira equipe de mini golfe do mundo. Em 1916, o primeiro campo foi estabelecido nos EUA, modelado a partir dos clubes escoceses.

1. Velas em bolos de aniversário começaram como um tributo à deusa da lua


Há um monte de teorias diferentes sobre por que começamos a colocar velas em bolos de aniversário, e nenhuma foi comprovada definitivamente. Mas, mesmo se não pudermos provar um nexo causal, sabemos qual foi a primeira vez que alguém colocou velas em um bolo.

Foram os gregos antigos. Eles realizavam um festival toda primavera, chamado Mounichia, no qual as mulheres fariam oferendas a Artemis, a deusa da caça e da lua. Eles preparavam bolos de mel e os preenchiam com velas, destinadas a brilhar como a lua no céu.

De muitas maneiras, os seus bolos eram como os nossos bolos de aniversário modernos – só que nós deixamos para trás metade da tradição, felizmente: os gregos também matavam uma cabra.

FONTE: http://hypescience.com/10-coisas-cotidianas-com-origens-totalmente-inesperadas/

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: