O fundo político da crítica a Francisco

21/01/2017 às 3:40 | Publicado em Artigos e textos, Espaço ecumênico | 1 Comentário
Tags: ,

Também junto minha voz, como faz Haroldo Lima neste artigo, a todos que apoiam o Papa Chico !

papachico_thumb


O fundo político da crítica a Francisco

Noticias que circularam no Natal passado dão conta de que o papa Francisco estrá sob cerco. O vaticansita italiano Marco Politi, no jornal “Il Fatto Quotidiano”, de 17 de dezembro último, diz estar em curso “uma guerra subterrânea contra a linha reformista de Francisco”.

Não sou católico, mas fui. Participei da Juventude Universitária Católica, fui um dos
fundadores da Ação Popular, que contava com muitos militantes católicos. Depois do golpe de 1964, retransmitia a missa dos domingos de S. Bento, celebrada por D. Jerônimo de Sá Cavalcanti. Tornei-me próximo de D. Timóteo Amoroso Anastásio e o atual Abade, D. Emanoel D’Able do Amaral, me distingue com sua amizade.

Baiano, estendi meu respeito e confraternização a outras religiões, especialmente às do “povo de santo”, tão bem representadas entre nós por Mãe Stella de Oxóssi. Desde 1973, há quarenta e quatro anos, sou da direção nacional do PC do Brasil, agremiação que encabeçou a defesa da liberdade religiosa nas Constituintes de 1946 e 1987.

Lembro dessas minhas raízes e dessa minha posição de respeito às religiões, para dizer que identifico em setores dominantes internacionais os responsáveis pela campanha que hoje se faz contra o papa Francisco.

Procura-se desmerecer justamente o chefe religioso que defende pobres, oprimidos, imigrantes, vítimas de guerras, de discriminações e do racismo; que ajudou a normalização das relações dos EUA com Cuba, que reconheceu o Estado da Palestina ao lado do Estado de Israel.

Cardeais americanos, alemães e italianos, que fizeram provocativa interpelação pública a Francisco, querem enfraquecer precisamente o papa que prega a paz, condena a idolatria ao dinheiro, o terrorismo fundamentalisa, o “muro” da separação de que falou o presidente americano Trump.

Por isso, a meu juízo, a campanha que já há algum tempo se faz contra Francisco é basicamente política, e é nesse sentido que junto a minha voz à de todos que o apoiam.

(Haroldo Lima – Ex-deputado federal e membro do Comitê Central do Partido Comunista do Brasil-PCdoB)

FONTE: Jornal A TARDE, Salvador-BA, 04.01.2017

1 Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Republicou isso em O LADO ESCURO DA LUA.


Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

