Mestre Zé do Pife e as Juvelinas

22/03/2017 às 3:44 | Publicado em Midiateca, Zuniversitas | Deixe um comentário
Tags: , ,

Conheci Mestre Zé do Pife e as Juvelinas num voo da AZUL que fiz recentemente para BH, assistindo uma reportagem na TV que a companhia aérea disponibiliza aos passageiros. Logo anotei para postar aqui. Salve Mestre Zé  e as Juvelinas. Salve Brasília que não é apenas a ponta do funil da podridão da política nacional !


SOBRE O GRUPO

sobregrup

Mestre Zé do Pife, também conhecido como Seu Zé, é um pernambucano de São José do Egito, tocador e fabricante de pife há 50 anos. Seu Zé veio para Brasília a mais de 20 anos e em 2007 formou a banda de pífanos com as Juvelinas, agregando jovens mulheres que conheceu em suas andanças pela capital federal.

A formação da banda inclui diversas vozes, um pífano principal tocado pelo Mestre, três pífanos auxiliares, caixa, pratos, triângulo e zabumba além de intervenções com instrumentos melódicos como sanfona e rabeca,

Alguns arranjos reconfiguram músicas populares numa leitura inusitada, que leva a marca registrada da banda e aproximam diversos públicos das tradições nordestinas, enquanto outros se aproximam da estrutura musical das bandas de pífano tradicionais. As músicas são acompanhadas de danças, bonecos e brincadeiras tradicionais, executadas ao tom e ao ritmo da popularidade brasileira, remontam e resgatam o imaginário popular.

As Juvelinas costumam passar tocando em feiras e praças de Brasília e acompanham o mestre em shows, andanças, oficinas e apresentações pela cidade e pelo Brasil, aprofundando e divulgando a cultura nordestina através do som do pífano e da percussão.

Nessa mistura entre o tradicional e o contemporâneo, jovens mulheres se unem a um mestre cheio de tradição e experiência para tentar acender a paixão pela nossa cultura, acreditando que é a partir do contato com a juventude que o tradicional pode viver e reviver. O grupo entende que a cultura nordestina é raiz fundante da identidade brasiliense e brasileira e por isso busca sua difusão e atualização através do contato com o Mestre Zé do Pife. A ele e a tantos outros mestres e mestras que lutam pela sobrevivência da cultura popular, a nossa eterna admiração e imenso agradecimento!

FONTE: http://zedopifejuvelinas.com.br/sobre-o-grupo/


Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: