A hora de a onça beber água

15/05/2017 às 3:09 | Publicado em Artigos e textos, Zuniversitas | Deixe um comentário
Tags: ,

Uma excelente lembrança, em tempos de um povo desmemoriado. Obrigado mais uma vez ao Professor de História da UFBA Carlos Zacarias de Sena Júnior por seus artigos tão lúcidos.

OS TRÊS ESTÁGIOS DA DÚVIDA

 

…parece óbvio que o ódio ao PT não pode ser explicado apenas pela corrupção. Antes de condenarem Lula pelos eventuais malfeitos que tenha cometido, a imprensa, os juízes e toda a “gente de bem” que insiste em vestir a camisa da CBF/Nike para protestar contra o PT, antecipadamente já o condenaram por ser o Lula que fala para o povo, mobiliza os sem-terra, os sem-teto e uma parte importante da classe trabalhadora.


A hora de a onça beber água

Foi citando o ditado popular que dá título a este artigo que Lula foi investigado por uma auditoria militar no Acre em 1981. O assunto, que foi tema da matéria publicada no portal UOL da última quarta-feira, recuperou o inquérito aberto a partir das acusações feitas pelo presidente da Federação da Agricultura do Acre, Francisco de Araújo, que apontou o então sindicalista como promotor de “incitamento à luta armada”, “apologia à vingança” e à violência entre as classes sociais. A situação foi registrada na cidade de Basileia, para onde Lula havia ido após o assassinato do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da
cidade, também presidente municipal do PT, Wilson Pinheiro. O adágio citado por Lula na assembleia de trabalhadores rurais teria soado como uma ameaça e uma incitação à violência, haja vista que no dia seguinte, como ato de vingança, os trabalhadores executaram o suposto assassino, o capataz Nilo de Oliveira.

A lembrança do ocorrido há 36 anos é oportuna tendo em vista o circo armado em Curitiba para o depoimento de Lula ao juiz Sérgio Moro. Mesmo sem haver uma relação direta entre um fato e outro, não há dúvidas de que o temor e o ódio que Lula e o PT despertam vem de longe e permanece inscrito em nosso imaginário político. Vem do tempo em que o sapo barbudo liderava greves que movimentavam milhares de trabalhadores e ameaçavam os pilares da ditadura. Entretanto, tanto ali como aqui, há uma evidente desproporção entre a realidade e a fantasia, algo causado por uma espécie de medo inscrito no íntimo de uma
mentalidade primitiva que desconhece a realidade. O recrudescimento do ódio ao PT nos últimos tempos ganha dimensões de irracionalidade só possível em períodos e em sociedades em que variadas espécies de macarthismo vicejaram.

Em verdade, longe de ser incendiário, Lula foi sempre um obsessivo conciliador dos inevitáveis atritos que a luta de classes promove e que, ocasionalmente, ganha dimensões explosivas num país com brutais níveis de desigualdades como o Brasil. Portanto parece óbvio que o ódio ao PT não pode ser explicado apenas pela corrupção. Antes de condenarem Lula pelos eventuais malfeitos que tenha cometido, a imprensa, os juízes e toda a “gente de bem” que insiste em vestir a camisa da CBF/Nike para protestar contra o PT, antecipadamente já o condenaram por ser o Lula que fala para o povo, mobiliza os sem-terra, os sem-teto e uma parte importante da classe trabalhadora.

Não estou entre aqueles que acreditam que Lula é uma ameaça ao status quo como pensam seus aparvalhados acusadores, nem acredito que Lula venha a cumprir qualquer papel de protagonismo nas transformações estruturais que o país precisa. Todavia, não é possível descrer da força das ideias na história, até porque, como diria Marx, a humanidade só se coloca problemas que é capaz de resolver.

(Carlos Zacarias de Sena Júnior)

FONTE: Jornal A TARDE, Salvador-BA, 12.05.2017

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: