Crise política, Ciência em crise

26/07/2017 às 3:22 | Publicado em Artigos e textos, Zuniversitas | Deixe um comentário
Tags: ,

Muito bom e atual esse artigo do Professor da UFBA Nelson Pretto. Sem investir em Educação e em Ciência&Tecnologia um país não tem futuro !Q


Crise política, ciência em crise  20130618054526_nelson-pretto-2

Desde 1948, em julho, em algum lugar do país, acontece a reunião anual (RA) da SBPC, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Tendo desempenhado um importante papel de resistência à ditadura militar no país nas décadas de 1960/70, a SBPC tenta recuperar seu papel ativista na luta pela democracia e pela valorização da educação, saúde, ciência e tecnologia no país.

Congregando 239 outras sociedades científicas, essa RA ocorrida na UFMG (encerrada em 22/07), reuniu cerca de 10 mil participantes e foi marcada pelos protestos contra os cortes nos orçamentos de C&T e Educação.

Nos debates foram apresentados dados estarrecedores: em 2017, o governo promoveu um corte R$ 4,3 bilhões do orçamento das universidades e centros de pesquisa, equivalendo a cortar meio milhão de reais por hora. O resultado óbvio é uma crise sem precedentes, que pode levar, já no próximo mês de setembro, à paralisação de inúmeras atividades nas universidades e centros de pesquisa, aliás, como já vem ocorrendo com a UERJ, no Rio.

Durante a SBPC foi instalado na UFMG o tesourômetro do conhecimento (Movimento Conhecimento Sem Cortes), que além de denunciar o tamanho dos cortes nos orçamentos de C&T a cada segundo, convoca a todos para aderir a um abaixoassinado contra essas medidas.

Durante a SBPC, o anfitrião, reitor Jaime Ramírez, cobrou manifestação de todos pelo fim da Emenda Constitucional que congela o orçamento por 20 anos, emenda que denominamos durante a sua tramitação de PEC do fim do mundo, em função da dramaticidade das suas consequências.

Acompanhando esse posicionamento, a SBPC aprovou uma manifestação pública pela Diretas Já, uma vez que as medidas adotadas pelo governo são o oposto da opinião expressa nas urnas pela população brasileira, com alto índice de rejeição às Reformas Trabalhista e Previdenciária e à Emenda Constitucional que congela o orçamento da União pelos próximos 20 anos.

A festa da ciência que é a SBPC foi marcada por protestos e termina com o nosso grito pela volta da democracia ao país e por eleições Diretas Já!

(Nelson Pretto)

FONTE: Jornal A TARDE, Salvador-BA, 24.07.2017

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: