QUE PAÍS É ESSE, PROFESSOR?

23/05/2018 às 3:35 | Publicado em Artigos e textos, Zuniversitas | 2 Comentários
Tags: ,

Considerando os dezesseis anos que passei dando aulas à noite em escola pública do DF, hoje eu estaria com uma pena de alguns séculos de cadeia só pelas camisas que eu vesti. Isso sim é patrulhamento ideológico e cassação de liberdades dos docentes. Seguem as boas reflexões e questionamentos feitos por meu irmão, Luiz Arthur Marques Soares, advogado da Caixa Econômica.

editorial-texto


QUE PAÍS É ESSE, PROFESSOR?

(https://www.opovo.com.br/noticias/fortaleza/2018/04/professor-que-se-posicionou-a-favor-de-lula-em-sala-de-aula-em-fortale.html)

Aconteceu em Fortaleza, um professor foi fotografado com uma camisa onde, nas costas, estava escrito: “eleição sem Lula é fraude”, bastou isso para uma vereadora, que defende um projeto denominado “escola sem partido”, replicasse a imagem do professor nas redes sociais com a seguinte indagação: “Escolas de Fortaleza usadas como palanque de militantes travestidos de professores! Qual sua opinião?”.

O professor foi massacrado nas redes sociais e recebeu até ameaças de morte. Que pais é esse? Grita a letra da música de Renato Russo.

Que país é esse, onde o professor é desrespeitado?.

Que país é esse, onde aquele que transmite conhecimento e forma o futuro do nosso país não é reconhecido e não pode expressar seus pensamentos e suas convicções?.

Que país é esse onde a Constituição Federal garante o direito à liberdade, onde reforça que é livre a manifestação do pensamento e mesmo assim aparecem projetos para restringir liberdades?.

Que país é esse onde o professor ofendido não fez nenhuma preleção defendendo seus pensamentos, até mesmo porque a matéria que ele leciona faz parte das ciências exatas, onde seu “pecado” foi ser fotografado com uma camisa?.

Que mundo é esse que passa por um período político perturbador, onde o individuo ou é de direita ou de esquerda, onde se extrema esse dualismo político, o que leva a reações violentas, comprovadas pelos ataques ao professor?.

Os professores não querem muito de nós, eles querem apenas respeito para que um dia a música do Renato Russo seja apenas e tão somente letra morta, mas enquanto isso não acontece, continuamos a perguntar: “Que país é esse?”

(Luiz Arthur Marques Soares)


Anúncios

2 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Ótimo texto! Essa história de “escola de partido” está toda invertida!

  2. […] um bom artigo de meu irmão Luiz Arthur Marques Soares, advogado da Caixa […]


Comentários são livres, só não aceito nem publico xingamentos !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: