Lá fora tá pegando mal

24/08/2018 às 11:46 | Publicado em Artigos e textos | 2 Comentários
Tags: , ,

Veríssimo, História com humor.

Pergunta


LÁ FORA    Verissimo_sax

O que eles vão pensar da gente lá fora nunca foi uma preocupação da ditadura militar. Esta só providenciou para que o “lá fora” permanecesse lá fora. O que saía na imprensa mundial sobre os desmandos da ditadura brasileira não chegavam à imprensa brasileira, censurada durante vinte anos.

Aos militares só interessava o que os americanos pensavam da gente, já que os Estados Unidos tinham sido cúmplices do golpe de 64 (dizem que uma frota americana estava pronta para intervir no Brasil, caso a “revolução” fosse derrotada) e formado técnicos em tortura e anti-insurreição para governos militares em toda a América Latina, na famigerada Escola das Américas. Quando Jimmy Carter então presidente dos Estados Unidos, visitou o Brasil 1977, teria sugerido ao Geisel que a ditadura maneirasse.

Se Carter influenciou mesmo a “abertura” lenta e gradual que começou com Geisel não se sabe. Mas o suave democrata Carter (que ainda está vivo e mora na mesma casa modesta que construiu antes de se eleger presidente) sinalizava, na sua política externa, que a atitude do governo americano mudara, já não era a favor dos bandidos – ou tão abertamente a favor.

A nova política de Carter foi considerada ingênua e não vingou. Acabou em quatro anos. Quem substituiu Carter na presidência foi Ronald Reagan, um pateta de outro tipo. Um anti-Carter republicano. A Escola das Américas voltou reforçada.

O tal relatório (diretriz, sugestão, opinião, pedido, ordem ou como quer que se chame) do Comitê pelos Direitos Humanos da ONU diz que o direito à liberdade do Lula enquanto sua condenação não for irreversível e seu direito de concorrer nas próximas eleições estão – nessa visão de lá fora – lhe sendo sonegados. Há muitas questões na fila para serem discutidas nesse caso. Um julgamento da ONU se sobrepõe a qualquer legislação brasileira?Nacrítica da ONU não está embutida uma crí- tica ao sistema judicial brasileiro e seu açodamento em condenar Lula e afastá-lo das eleições? Ou a visão lá fora é uma visão mal informada? De qualquer maneira, lá fora tá pegando mal.

(Luis Fernando Veríssimo)

FONTE: Jornal A TARDE, Salvador-BA, 23.04.2018

Anúncios

2 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Republicou isso em Gustavo Hortae comentado:
    POIS É…

  2. […] Veríssimo dando uma sugestão de voto. Será premonição ? Acho um bom conselho, afinal já temos o nosso Le Pen bem identificado. […]


Comentários são livres, só não aceito nem publico xingamentos !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: