Um Chirac, rápido

30/08/2018 às 17:36 | Publicado em Artigos e textos | 1 Comentário
Tags: , ,

Veríssimo dando uma sugestão de voto. Será premonição ? Acho um bom conselho, afinal já temos o nosso Le Pen bem identificado.

 

UrnaRatoeira


Um Chirac, rápido  Verissimo_sax

Na eleição presidencial de 2002, pela primeira vez na história recente do país, um candidato da extrema-direita chegou perto do poder na França. Com a esquerda dividida, como sempre, e com a reação crescente à invasão de imigrantes, como agora, só Jacques Chirac, disputando sua reeleição, teve mais votos do que Jean-Marie le Pen, líder da Frente Nacional. Poucos votos mais. E foram os dois para um segundo turno em que uma vitória de Le Pen não parecia fora de propósito. Seu eleitorado – a França “profunda”, racista, antissemita,xenófoba, marginalizada pela globalização – continuava a mesma e não mudaria seus conceitos e preconceitos – ou seu voto.

Mas aí a França acordou. Olhou em volta, esfregou os olhos e disse a frase fatídica: “Pera aí um pouquinho”.

Como se sabe, “pera aí um pouquinho” é a frase que tradicionalmente precede tomadas de consciência e epifanias. Nosso francês exemplar – digamos que se chame Pierre, para facilitar– talvez um eleitor do Jospin, socialista, terceiro mais votado no primeiro turno, se deu conta de que antes de mais nada era preciso evitar que Le Pen se elegesse.

Pierre poderia ser comunista, anarquista, zen-budista, odiar o Chirac, não importava. Só um Chirac vencedor impediria que a França fosse governada por um fascista declarado.

Chirac cumpriu sua função histórica. Derrotou Le Pen de goleada no segundo turno e lavou a alma da França – ou, vá lá, deu uma esfregada até a eleição seguinte, do Sarkozy. Venceu porque, como o nosso Pierre, muita gente se uniu, não a favor dele, mas contra Le Pen. Simpatizei com Chirac depois que me contaram que ele teve um caso com a Claudia Cardinale. Ter um caso com a Claudia Cardinale me parece recompensa justa pelo que Chirac fez pela França. Ele mereceu.

Pensando em votar em branco, votar no Ratinho ou anular o voto? Pera aí um pouquinho. Escolha o mais Chirac dos candidatos e vote nele. O Le Pen nós já temos.

(Luis Fernando Veríssimo)

FONTE: Principais jornais do país, hoje

Anúncios

1 Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. EU QUERO SER “BANDIDO” NESTE NOSSO PAÍS DE HOJE ONDE O ERRADO É QUE PARECE SER CERTO. NÃO QUERO ESTAR ENTRE OS “MOCINHOS”
    > https://gustavohorta.wordpress.com/2018/08/30/eu-quero-ser-bandido-neste-nosso-pais-de-hoje-onde-o-errado-e-que-parece-ser-certo-nao-quero-estar-entre-os-mocinhos/

    OS USURPADORES GOLPISTAS QUE AFANARAM O GOVERNO FEDERAL E TRANSFORMARAM O BRASIL EM UM PUTEIRO COM SURUBA GERAL DIZEM QUE LULA E O PT SÃO BANDIDOS… APOSSARAM-SE DO PODER EXECUTIVO BRASILEIRO EM UM GOLPE RECONHECIDO MUNDIALMENTE E CONFESSADO PELOS PRÓPRIOS GOLPISTAS, “COM O SUPREMO, COM TUDO”, E DIZEM QUE O LULA E O PT SÃO BANDIDOS…
    ESTES CARAS TÊM FEITO POUCAS E BOAS, OU MELHOR/OU PIOR, MUITAS E PÉSSIMAS, EM ROUBOS, MALAS, AMEAÇAS DE MORTE, CHANTAGENS E “OTRAS COSITAS MAS” CONTRA O POVO E CONTRA O PATRIMÔNIO BRASILEIRO E DIZEM QUE O LULA E O PT SÃO BANDIDOS…

    OS CARAS LÁ DO PODER LEGISLATIVO, DEPUTADOS FEDERAIS E SENADORES, QUE TÊM, COM NATURALIDADE, VENDIDO SEUS VOTOS EM NEGOCIATAS DESDE O TEMPO DO FHC – FERRANDO com o povo e HENRIQUECIDO CARDOSO – E MAIS RECENTEMENTE, POR ALGUNS VÁRIOS BILHÕES, INOCENTARAM O PRESIDENTE USURPADOR VÁRIAS VEZES, DIZEM QUE O LULA E O PT SÃO BANDIDOS…

    A TURMA DO PODER JUDICIÁRIO, QUE CONDENA SEM PROVAS, INOCENTA COM PROVAS, FAZ CORPO MOLE E ARQUIVA PROCESSOS POR PRESCRIÇÃO E POR DECURSO DE PRAZO, FORJA PROVAS E REFORMAS FANTASMAS INEXISTENTES, EXCLUE DEPOIMENTOS QUE NÃO ESTEJAM EM CONCORDÂNCIA COM O RUMO QUE QUEREM DAR, REUNEM-SE NA CALADA DA NOITE COM O EXECUTIVO, MAMA EM AUXÍLIOS MORADIA EXUBERANTES, FAZ ACORDOS ESTRANHOS PARA OBTER GANHOS ESCANDALOSOS EM AUMENTOS DESPROPORCIONAIS DE SEUS SALÁRIOS DIZ, SEMPRE SEM PROVAS, MAS CHEIOS DE CONVICÇÕES E PALESTRAS COM POWERPOINT, QUE O LULA E O PT SÃO BANDIDOS.

    POR FIM E POR ÚLTIMO, AINDA QUE BALUARTES E SUSTENTAÇÕES PARA OS GOLPISTAS NESTE BACANAL, PORTANTO NÃO MENOS IMPORTANTES, APARECE A IMPRENSA EM GERAL, A IMPRENSA TRADICIONAL, QUE OPERA SOB CONCESSÃO PÚBLICA PRECÁRIA, DIREITOS DO POVO E DA NAÇÃO, COM SUAS NOTÍCIAS FALSAS – “FAKE NEWS”, COMO DIZ A MODA – E REPERCUSSÕES ESPÚRIAS E INDECENTES, EM FALSIDADES E DESRESPEITOS, COM MUITOS DE SEUS PRÓCERES – Bostechat, Bonnelada, Sheirapeido e TANTOS outros – DIZEM QUE O LULA E O PT SÃO BANDIDOS…

    COMO DIZIA O HUMORISTA, “O MACACO TÁ CERTO”!
    O ERRADO É QUE ESTÁ CERTO.
    O PCC COM MINISTRO NO STF É QUE ESTÁ CERTO.

    E PARTE DA POPULAÇÃO, PARTE DA NAÇÃO, ACABA REPETINDO, MANIPULADA E IDIOTOZADA, AQUILO QUE AS PODRES ELITES ESCRAVAGISTAS, QUE DOMINAM O BORDEL BRAZIL INAUGURADO COM O GOLPE CONTRA A NOSSA DEMOCRACIA FICA REPETINDO EM UMA CRUEL E IMPLACÁVEL LAVAGEM CEREBRAL E DIZEM QUE O LULA E O PT SÃO BANDIDOS…

    ENTRETANTO, NINGUÉM SABE DIZER E PROVAR O QUE FOI EXATAMENTE QUE ESTES “BANDIDOS” FIZERAM.

    PORTANTO, NESTE NOSSO PAÍS DE HOJE, ONDE O ERRADO É QUE ESTÁ CERTO, EU QUERO MAIS É ESTAR ENTRE OS “BANDIDOS” HONESTOS DO PT, AO LADO DE LULA, HADDAD E MANUELA… QUERO ESTAR COM OS “BANDIDOS” HONESTOS E CHEIOS DE ÉTICA DO PT, PCO E DO PCdoB.

    “BANDIDO” NO BRASIL DE HOJE É QUEM ESTÁ DO LADO DO POVO E DA NAÇÃO. QUERO ESTAR AO LADO DE LULA, HADDAD, MANUELA E DOS CANDIDATOS DO PT(13), PCO(29) E PCdoB(65).

    PT(13), PCO(29) E PCdoB(65) DE CABO A RABO NESTAS ELEIÇÕES! UMA VARRIDA COM A ESQUERDA.

    gustavohorta.wordpress.com


Comentários são livres, só não aceito nem publico xingamentos !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: