A superação do lulismo será a vitória definitiva de Lula

19/11/2018 às 3:27 | Publicado em Artigos e textos | 2 Comentários
Tags: ,

No meio do turbilhão, uma boa análise.

Bom-pensamento


A superação do lulismo será a vitória definitiva de Lula

A eleição de 2018 assinala o fim da Nova República e do pacto social representado pela Constituição de 1988 com suas garantias sociais. A galope no lombo da Lava Jato, numa cruzada medieval sob o pretexto de combate à corrupção e na autorização de um ódio patológico e irracional contra o Partido dos Trabalhadores, parte da sociedade contribuiu com o verniz que faltava para legitimar o teatro dos horrores do golpe de 2016, sufragando nas urnas um consórcio do atraso.

Tudo o que os brasileiros conquistaram em matéria de direitos sociais e de reconhecimento da dignidade da pessoa humana está sendo abatido pelos “snipers” de plantão, com tiros “bem na cabecinha” da nossa natimorta democracia. Que o representante-mor do combate à corrupção aceite um superministério ao lado de políticos acusados de malfeitos não causa escândalo. Faltou perguntar ao ministro da Justiça, Sérgio Moro, como ele vai agir se um juiz de primeira instância grampear o seu presidente, Jair Bolsonaro? O que ficou comprovado foi que as desmedidas e extrapolações do juiz da “república de Curitiba” mataram vários coelhos com uma só cajadada e pariu uma serpente.

Com o fim da Nova República, o Lulismo como possibilidade de um pacto de governança também parece esgotado. Quem vai ficar com o espólio do lulopetismo? Com os retrocessos sociais na desordem dos dias, fica evidente que o Lula foi condenado mais por suas virtudes do que por suas supostas faltas não comprovadas. Objeto de preconceitos arraigados, invejas e ódio, Luiz Inácio Lula da Silva, preso político, pode contribuir, e muito, com a construção de uma agenda mais aberta e plural dentro do Partido dos Trabalhadores.

A transferência do valor simbólico do Lula para o PT vai ser tarefa muito mais difícil do que foi a transposição de votos para Haddad: 1) no coletivo é impossível acomodar as divergências e permitir uma transição sem perdas e suturas ao longo do processo, afinal de contas, a capacidade concentrada em Haddad para assumir essa transferência se dispersa no grupo, evidentemente; 2) a campanha de desqualificação que atinge o PT ao longo de mais de uma década vai exigir fôlego e capacidade do partido para construir um novo discurso para um novo tempo (incorporar a pauta LGBT sem medo de ser feliz, com mais alegria e entusiasmo, por exemplo). Mais diversidade e menos adversidades.

Com a extrema-direita no poder e a incúria intelectual, subjetiva e política reinantes, vai ser exigida uma raciona- lidade política e uma capacidade de ar- ticulação mais aberta a temas que ex- trapolam a agenda sindicalista. Dialogar e atrair os que entraram de gaiatos na barca furada do Bolsonarismo é um de- safio para o PT. Fernando Haddad foi o homem escolhido por Lula para superá-lo e a superação do Lulismo será a vitória definitiva de Lula.

(Cláudio Carvalho)

FONTE: Jornal A TARDE, Salvador-BA, 12.11.2018

Anúncios

2 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. […] via A superação do lulismo será a vitória definitiva de Lula — ZÉducando […]

  2. Republicou isso em O LADO ESCURO DA LUA.


Comentários são livres, só não aceito nem publico xingamentos !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: