COMPUTADOR QUÂNTICO MUDARÁ O MUNDO QUE CONHECEMOS. VOCÊ ESTÁ PREPARADO?

16/10/2015 às 3:04 | Publicado em Artigos e textos, Zuniversitas | 2 Comentários
Tags: , , ,

Todas as vezes que leio algo sobre esse tema fico um pouco triste. Nunca consegui entender direito os conceitos, muito menos as aplicações. Para mim ainda se trata de um mundo limítrofe entra a religião, a ficção científica e a ciência propriamente dita. Nunca vi nenhum dispositivo computacional funcionando na base do “qubit”. Mas, como sei que em se tratando de tecnologia nós do terceiro mundo comumente estamos atrasados, acredito na possibilidade de já estar em funcionamento em outros países. De qualquer forma, compartilho o artigo.

imagem-computador-quantico-focuscosmus.com_.br_


COMPUTADOR QUÂNTICO MUDARÁ O MUNDO QUE CONHECEMOS. VOCÊ ESTÁ PREPARADO?

O Universo é Quântico. Tudo que vivemos e testemunhamos acontece de dentro para fora, ou seja, nasce primeiro em nossa consciência, em puras dimensões paralelas, para em seguida florescer no que chamamos de “mundo material” (macrocosmo). A ciência moderna já aceita tão bem esta realidade que vem adaptando pesquisas e tecnologias com base nestes fatos, por mais “estranhos” que pareçam. O que importa, dizem alguns estudiosos, não é entender como funcionam estes fenômenos, cujas explicações ainda parecem distantes do conhecimento humano, mas sim, aproveitar os seus efeitos de forma prática aplicando-os na vida cotidiana da humanidade.

É como se até hoje conhecêssemos uma única peça de um quebra-cabeça gigante e acreditássemos que era só esta que existia. Olhávamos para seu formato, suas cores, sua textura e dizíamos: disto, e somente disto, é feito o Universo. E com este pensamento incompleto, formulávamos teorias sobre o Mundo, sobre o Criador e sobre o próprio Homem.

Porém, a Mecânica Quântica vem descobrindo milhares de outros encaixes a serem decifrados, com cores, formatos e texturas bem diferentes, dando-nos uma única certeza: tudo o que achávamos que entendíamos sobre a Realidade está para mudar!

O computador quântico é um excelente exemplo disso: resume-se em uma máquina que propositadamente “descarta” a física clássica tradicional como fonte primordial, para se valer dos misteriosos princípios da Física Quântica. Ou seja, confia seus resultados à novas regras como: a) uma informação ser transmitida de forma “instantânea” e sem percorrer o caminho intermediário (em velocidades infinitamente superiores à da luz, sem ondas, fios ou ligações físicas de quaisquer espécies); b) trabalhar simultaneamente com informações diversas que parecem se encontrar (ou se encontram) em Universos paralelos; c) a capacidade de suas partículas elementares (compostas de elétrons, fótons, nêutrons e prótons) encontrarem-se em mais de um lugar ao mesmo tempo; etc.

Como consequência, criou-se um aparelho com capacidade de processamento de dados colossalmente maior. Enquanto um computador tradicional roda através de “bits” que são representados exclusivamente pelo número “1” ou pelo número “0”, o computador quântico também aceita que um número possa ser “1 E 0” ao mesmo tempo. Este “bit quântico” mais elástico, foi denominado de qubit.

Qual a consequência prática disto?

Fazendo uma rápida dilação matemática, podemos dizer que os qubits quânticos funcionariam como coeficiente e o número tradicional de bits como expoente de um cálculo comparativo. Assim, um par de qubit (2) é a representação de 4 bits. Um trio de qubits equivalem a 2 elevado a terceira, ou seja, 8 bits. 4 qubits seria 2 elevado à quarta potência, ou seja, 16 bits e assim por diante. Percebam que neste crescimento exponencial, apenas 30 qubits equivaleriam a 2 elevado àtrigésima potência, ou seja, 1.073.741.824 bits (mais de um BILHÃO de bits). No resultado final de um programa rotineiro, cálculos que os computadores atuais levariam milhares de anos para concluir, seriam realizados em alguns poucos minutos por um computador quântico.

Mas não é só. Um computador quântico do tamanho de uma molécula (portanto invisível a olho nú) que consiga se utilizar de todos os prótons e nêutrons de que é composto, faria cálculos que somente poderiam ser realizados por um computador tradicional que tivesse o tamanho físico do Universo Conhecido! (certamente não caberia na sala de sua casa!).

Em outras palavras, esta nova tecnologia é capaz de executar cálculos através do uso de princípios quânticos como correlação de partículas, dualidade partícula-onda, não localidade, interferência, incerteza, superposição, entre diversos outros, realizando façanhas que farão as máquinas atuais parecerem brinquedos de criança.

Acredita-se que com esta nova ferramenta haverá avanços tão assombrosos em várias áreas do conhecimento, que a visão da humanidade sobre o cosmos mudará de forma revolucionária e irretratável. Estamos assim a poucos passos de mudar definitivamente o nosso modo de ver o Mundo, A Vida, O Universo e, até mesmo, o Criador e nossa Consciência.

A pergunta que nos cabe fazer neste momento é: estamos prontos para receber essas novas informações? A humanidade será capaz de absorvê-las e direcioná-las ao progresso real, dando um “salto quântico” na evolução de nossa espécie? Ou o ego de minorias continuará prevalecendo levando-nos a maiores riscos de extinção em massa?

Estamos maduros para sair da “Era Contemporânea” e adentrar na “Era da Informação”? Afinal, a ciência aceita cada vez mais não apenas que matéria é energia, mas também que energia é “informação” pura! Ou seja, seria a “informação” subjacente ao Universo quem criaria, de forma precisa e inteligente, a energia. E esta, por sua vez, formaria a matéria quando se encontra em uma determinada frequência.

Quem sabe, os estrondosos cálculos quânticos nos ajudem a ter as primeiras pistas de “onde” vem esta informação/inteligência que forma a realidade que conhecemos. Mais do que isso, quantas diferentes realidades podem ser criadas e existir em paralelo a nossa? Qual o papel da nossa consciência individual no TODO? Estas e inúmeras outras questões poderão vir a ser respondidas. Novos caminhos, tecnologias e possibilidades se desvendarão.

Atualmente, o computador quântico já é uma realidade, mesmo que seu potencial ainda seja baixo e ainda dependa de partes de um computador tradicional para funcionar. Mas isto, é questão de tempo (e muito pouco tempo). A D Wave, empresa Canadense com patrocínio da NASA, Google, Inteligência Americana entre outros grupos não divulgados, tem desenvolvido o D-Wave Two, que promete para breve estar trabalhando com 512 qubits de informação.

Não é preciso ser um gênio para perceber o gigantesco salto que a humanidade está prestes a dar. E este, fatalmente será “definitivo”, ajudando-nos a compreender melhor a essência do Universo e da própria humanidade. E você? Está pronto para lidar com a verdade? Ainda se ela demonstrar que o Mundo nunca foi nada do que você sempre acreditou?

(Daniel Kaltenbach)

FONTE: http://www.danielkaltenbach.com/textos/computador-quantico-mudara-o-mundo-que-conhecemos-voce-esta-preparado/

Anúncios

2 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. […] Fonte: COMPUTADOR QUÂNTICO MUDARÁ O MUNDO QUE CONHECEMOS. VOCÊ ESTÁ PREPARADO? […]

  2. […] Os computadores quânticos não serão ainda sempre capazes de dominar esses tipos de problemas, mas os físicos mostraram que os CTCs poderiam. E agora, a equipe de Gu mostrou que os OTCs poderia também. […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: